terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fantasias de Carnaval

Como será que se sente o pequeno "menino-skol", o que ele pensa, o que deseja? Com pouco mais de 6 anos ele cata lata como ninguém. A fantasia é simples: viseira da Skol na cabeça, porte e agilidade de super-herói e muitas latinhas de cerveja nas mãos. Ele pára um minuto e olha para mim. "Você é do A TARDE é menina?". "Sou". "Legal, quero ser jornalista". "E você está estudan...". Não pude completar a frase. O super "menino-skol" soltou um beijo estalado e ganhou a avenida. Saltitando como um menino de 6 anos de idade...O melhor seria se a máscara de "super-herói" fosse passageira, apenas uma brincadeira de Carvanal.

Mais adiante, outra voz animada diz: "Minha fantasia de Carnaval: ser igual à Ivete Sangalo!". A dona da voz não tem o glamour da estrela, mas com certeza tem a energia. Um menino no ombro, outro correndo atrás de lata, turista pedindo "uma gelada"...e ela dando conta de tudo. Sorriso contagiante, mesmo com poucos dentes. É Rita de Cássia Barbosa, 35 anos, quatro filhos.

Mesmo com a árdua tarefa de vender bebidas durante todos os dias da folia, Rita garante que só em poder ver de perto a musa Ivete passar, já vale a pena. Os pés calejados não param de pular um só minuto e o pequeno Jadson, de apenas 2 anos, se embala também. "E se esse menino começar a chorar no meio do Carnaval?", pergunta uma companheira de trabalho de Rita. "Ah, menina, é só Ivete passar que ele pára. Cê vai ver!".

Enquanto a musa não desponta na avenida, Rita continua o trabalho e aguarda ansiosamente os outros filhos voltarem com muitas latinhas. "Se Ivete aparecesse aqui na sua frente agora, o que você diria a ela?". A resposta: "Menina, eu daria um beijo nela. E, não vou mentir, pediria uma ajudinha. Cê num sabe, sou precisada, né? Preciso colocar um telhado lá em casa".

E muitas outras fantasias se espalham pelo Circuito Dodô...

Fantasias?!

Foto: Carol Garcia

*Deu vontade de relembrar o Carnaval, os olhares, os cheiros, as trocas sentidas e tudo bem registrado nas folhas amassadas do bloquinho de papel...

(Crônica minha - Bruna Hercog - publicada no jornal A TARDE no dia 12/02/2008, com o título Latinhas, Pobreza e Sonhos)

Nenhum comentário: